Skip to content

BELEZAS DO MEU PAJÉU

fevereiro 26, 2010
Para abrir com chave de ouro esta manhã de inicio de fim de semana o BTB compartilha com os amigos leitores a música, a poesia, a voz do grande cantor pajeuzeiro Paulo Matricó.
O nome da cantiga é: “Na Roça”, uma feliz parceria de Paulo com outro grande Mestre, Anchieta Dalí.

SOBRE PAULO MATRICÓ

O Poeta e cantador Paulo Matricó traz no coração e na bagagem a história do Sertão. Nascido no Vale do Rio Pajeú, no município de Tabira, Pernambuco, bebeu na fonte da poesia sertaneja. Herdou do pai, ‘”seu” Albino Pereira e de outros menestréis da cantoria como Louro do Pajeú, Zé Catota, Pinto de Monteiro e Jó Patriota, a arte de contar histórias simples com o apuro de métrica e a graciosidade do repente popular.
A descoberta da viola e da música como expressão veio mais tarde, (1990), com a formação do grupo MATRICÒ – expressão indígena que significa PAI DO FOGO (Instrumento rudimentar que com atrito entre duas pedras gera fogo) – em Caruaru. No grupo, Paulo era vocalista e percussionista. Nesta época nasceram suas primeiras composições. Criado no meio de repentistas, cantadores e forrozeiros, Paulo Matricó traz a semente destes artistas tipicamente nordestinos e naturalmente fortes. Carregando consigo as influências de grandes mestres da cantoria e da música popular como: Jackson do Pandeiro, Zé Marcolino e Luiz Gonzaga, Matricó faz uma música cheia de poesia e ritmos bem peculiares.Matricó integra uma leva de artistas cujo tema principal é a cultura local e que pretende mostrar, para o Brasil e para o Mundo, o lado belo e encantador do Sertão nordestino. Dentre eles estão Eleomar, Xangai, Vital Farias, Anchieta Dali, Maciel Melo e outros.Música Regional Popular Brasileira, é assim que Matricó auto-denomina seu trabalho, uma mistura de ritmos puramente nordestinos: baião, xote, côco, forró, arrasta-pé, toadas boiadeiras e sertanejas.

FONTE: http://www.musicadepernambuco.pe.gov.br/
Imagem: Capa do Disco “Outro Verso” (1997), de Paulo Matricó (Reprodução)

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: