Skip to content

Ctrl+C / Ctrl+V

fevereiro 4, 2010
Banho de açude e caretas nas ruas são tradição em Triunfo
Publicado em 21.01.2010

Assim como Bezerros tem seus papangus, a cenográfica cidade sertaneja de Triunfo tem em figuras mascaradas a razão de ser de seu Carnaval. Há cerca de 90 anos, as ruas e ladeiras são tomadas, nos dias de folia, pelos tipos conhecidos como Caretas.
Segundo estudos a respeito, teriam surgido não no Carnaval, mas no Natal. Dois homens vestidos de Mateus para um reisado teriam se embriagado durante o folguedo e, proibidos de participar, rodaram a cidade fantasiados, com um chocalho. “No início, eram apenas homens. Hoje, crianças, jovens e mulheres também participam”, diz a pesquisadora Diana Rodrigues. “Há décadas, eles eram obrigados a tirar a máscara às 17h, para evitar bandidagem infiltrada. Mas hoje podem amanhecer o dia brincando”, diz ela. Os caretas desfilam em grupos chamados de trecas, em horários variados. Quem se hospedar na cidade serrana, que é um dos mais belos oásis do Sertão nordestino, marcada pelo casario preservado do início do século 20, deve apenas sair nas ruas para encontrá-los.
Ao lado do açude e em frente ao Cineteatro Guarany, estará montado um palco para apresentações musicais. A programação ainda não foi definida pela prefeitura local e a Fundação do Patrimônio Artístico e Histórico de Pernambuco. Na sexta, o bloco da Galinha sai às 21h, da Praça 15 de Novembro. Toca frevo atrás de uma grande galinha cenográfica há pelo menos 20 anos.
No sábado, 21h, tem o bloco do Zé Pereira e sua mulher. “São dois homens trajados. Eles dão uma volta de barco no açude até que saem e são recebidos pela multidão”, conta pesquisadora. Um detalhe: no Carnaval, o açude de Triunfo fica liberado para banho. (B.A.)

Copiado de JC online – Turismo & Lazer

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: