Skip to content

Disputa do Oscar não terá filme brasileiro

janeiro 22, 2010
O Globo, em 21/01/2010

O Brasil ficou de fora da lista de nove finalistas ao Oscar de melhor filme estrangeiro de 2010. Em setembro, “Salve geral”, de Sérgio Rezende, foi escolhido pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura para representar o país na disputa por uma vaga na competição pelo prêmio.
Mas o longa-metragem de Rezende não figura entre a seleção de potenciais concorrentes divulgada ontem pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.
Foram selecionados: “A teta assustada” (Peru), de Claudia Llosa; “O segredo de seus olhos” (Argentina), de Juan Jose Campanella; “Samson & Delilah” (Austrália), de Warwick Thornton; “The world is big and salvation lurks around the corner” (Bulgária), de Stephan Komandarev; “O profeta” (França), de Jacques Audiard; “A fita branca” (Alemanha), de Michael Haneke; “Ajami” (Israel), de Scandar Copti e Yaron Shani; “Kelin” (Cazaquistão), de Ermek Tursunov; e “Winter in wartime” (Holanda), de Martin Koolhoven.
A lista definitiva, com cinco concorrentes, será conhecida no dia 2 de fevereiro, assim como os demais filmes, atores, diretores e técnicos considerados nas demais categorias da Academia.
A última vez em que o Brasil chegou a figurar como finalista nessa fase eliminatória foi em 2008, com “O ano em que meus pais saíram de férias”, de Cao Hamburger. O último longa-metragem nacional indicado à estatueta voltada para produções estrangeiras foi “Central do Brasil”, de Walter Salles, em 1999.

Publicado por
Comunicação Social/MinC
Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: