Skip to content

RETROEXPECTATIVA 2010

dezembro 31, 2009
Estranharam o título? Era melhor ter usado o padrão, não é? Tipo: retrospectiva 2009, ou intitular meu post com um batido “Adeus Ano Velho, Feliz Ano Novo”… Tá, mas estou tentando fazer algo diferente hoje.
Bom, deixando de lado o profundo debate sobre os possíveis títulos que caberiam para este texto, vamos ao assunto: A nossa retroexpectativa 2010. E que cada um tire suas próprias conclusões sobre o que significa o titulo.
Aviso de pronto aos que odeiam textos longos em blogues que este aqui será enorme e não há como evitar, até porque trata-se da prestação de contas de um ano inteiro, porém para as vistas mais cansadas, as mentes mais preguiçosas deixo a prévia autorização para que pulem todo o miolo do texto e busquem, lá nas últimas linhas os meus sinceros votos de um Feliz 2010.
Já para os que têm mais tempo e paciência, mão a obra!

POLÊMICAS

2009 foi um ano importante para o nosso blog. Muito aconteceu neste ano que se encerra, mas vamos por partes.
Já no inicio tivemos a graça de receber em nossa equipe o Músico e Pesquisador André Vasconcelos que trouxe importantíssimas contribuições às nossas páginas. Além de André, outras pessoas passaram por nossa redação: Carlos Magno (Indiano), Thyago André e outros colaboradores: Denis Gomes, Roberto Vasconcelos, Evanildo Fonsceca, Aliomar Ferraz, Cristiano Montalvão, sem contar com as tantas outras ajudas que recebemos por E-mail, telefonema, comentários no blog, enfim este blog foi e é feito por muitas mãos e muitas mentes.
Tivemos um ano de polêmicas como
aconteceu com a PAIXÃO DE CRISTO, quem não lembra? “Aquilo deu pano pra manga”, mas crescemos com o debate que preencheu diversas páginas do nosso BTB. Foram tantas réplicas e tréplicas que chegamos a pedir um ponto final para a questão e inclusive questionamos a ausência de diálogo entre gestores e atores culturais em nosso município.
E o que ficou de positivo de todo aquele “bate texto”? Muita coisa! O debate transpôs a virtualidade e foi parar nas praças, bares, escolas, e foi tanto o reboliço que artistas e
grupos culturais se uniram em torno do que chamaram de ATAC – Articulação Triunfense de Arte e Cultura.
A ATAC teve um papel interessante em 2009, pois através dela o debate ganhou corpo. Através dela pudemos organizar as Rodas de Choro que abrilhantaram as noites Triunfenses, despertamos o adormecido GTAT – Grupo de Teatro Amador de Triunfo, que elegeu recentemente nova Diretoria, também a Sociedade dos Artistas começa a ser revitalizada, mas o grande ganho mesmo foi a 1ª Conferência Municipal de Cultura, onde pudemos opinar, questionar e construir soluções, pois é, em tudo isso pudemos contribuir. Em tudo isso houve sim, um tecladinha do nosso BTB.
Outro assunto que pegou fogo por aqui foi a questão do forró falsificado, das grades de programação das Festividades e do Pátio de Eventos. Este último fez um BOOM e tanto em nossas páginas. Foi um bate-rebate, que infelizmente não deu em nada… Estão conseguindo empurrar a tosca obra de nossa goela abaixo…

ARTISTAS TRIUNFENSES FORAM DESTAQUE EM 2009

Nossas manifestações artístico-culturais sempre tiveram espaço especial no BTB. Mostramos sua participação nos principais eventos da Região, como: 51º Festa dos Estudantes de Triunfo, 2º Festival de Cinema de Triunfo, Aniversário da UAST, 1ª Jornada Cultural de Triunfo, 10ª Exposserra, entre tantas outras. Teve até artista triunfense indo para o Japão, como foi o caso do cantor Fabricio Ramos.
Mostramos o trabalho de Sidney Pereira e Jean Ferreira, nomes triunfenses que fazem
sucesso longe da sua terra, e vimos surgir novos nomes, com destaque para a banda @MENINÊRA, formada por crianças do Lar Santa Elisabeth e que foi, sem dívida alguma, o grande destaque deste ano.
E falando em sangue novo, adoramos noticiar a chegada de
novos alunos para a Banda Isaias lima.

A Isaias Lima apareceu várias vezes por estas bandas.

Logo no inicio do ano estávamos falando nela… Eram os ensaios para o carnaval… E depois? O assunto era um pouco mais amargo. Cobrava-mos a quem de direito o cachê da Banda que puxou todos os blocos carnavalescos de Triunfo.
Outra novidade em 2009 foi
a criação do selo independente intitulado “Munganga Records” , uma cria do coletivo Ambrosino Martins / Radiola Serra.
Noticiamos também a vitória do
Grupo Renascer do Sertão, do distrito de Jericó, na seleção do Edital Microprojetos Mais Cultura.

Relatamos o encontro do bloco da melhor idade com o Bloco Lírico Cordas e Retalhos que desfilaram juntos, promovendo um momento impar para o nosso carnaval.
Demos também o
merecido espaço para nossas pratas da casa no especial POESIA LADO “B”, mostrando vários poetas da nova cena literária local.

ENCANTAMENTOS

2009 se vai e leva consigo momentos tristes, também.
Perdemos grandes nomes da nossa cultura: O artista plástico triunfense João de Agamenon, que construiu a estátua do Cristo Redentor de Triunfo, o músico, percussionista e luthier Tavares da Gaita, noticiamos também a passagem da Metralhadora do Repente, poeta e cantador Zè Catota, do Embaixador do Teatro Mundial Augusto Boal, do cantor e compositor Zè Rodrix, o choro pernambucano levou um grande baque ao perder o violonista Antônio Xavier de Brito, o Tonhé, perdemos também o Maestro Raul de Barros, autor do clássico Na Glória, além de Anselmo Duarte, Diretor de “O PAGADOR DE PROMESSAS”, e Jorapimo, ícone da cultura pantaneira.
Que Deus os tenha na sua graça!

ENGAJAMENTO

O BTB teve o prazer de erguer várias bandeiras em 2009.


Cobrimos noticias referentes ao Vale Cultura, PEC da Música, participamos ativamente da 1ª Conferência Municipal de Cultura, estivemos em eventos importantes como no Seminário Sertão, Beatos e Cangaceiros, acontecido em Serra Talhada/PE, e em virtude da Festa de Zé Dantas estivemos na cidade de Carnaíba (PE) para conferir o belíssimo trabalho que vem sendo desenvolvido pelos Maestros Cacá Malaquias, Gilson Malaquias e Toinho Jitirana. Acompanhamos o quase renascimento da UTE – União Triunfense dos Estudantes, que culminou numa tentativa frustrada, mas que fazemos votos que em 2010 a coisa engate e ande.
O BTB procurou estar presente o máximo possível de vezes nos momentos em que o assunto era o engrandecimento da Cultura Nordestina, sobretudo a pajeuzeira.

ACONTECIDOS

Foram muitas as noticias boas que publicamos no BTB em 2009, porém por questões de espaço vamos destacar algumas:
Vibramos ao noticiar o
Galo da Madrugada e o Bloco da Saudade como os mais novos Patrimônios Culturais e Imateriais de Pernambuco, noticiamos também os 92 anos de luta da Filarmônica Santo Antônio em Carnaíba/PE, os 119 anos da Banda Isaias Lima, os 99 anos do Sr. Nelson Campos, e os 100 anos do Mestre da sanfona Isaias Pacote.
Falando em aniversário não poderíamos esquecer do nosso, é claro! Em 2009
o BTB comemorou seu primeiro ano de história, mas não foram apenas este os aniversariantes que noticiamos por aqui. Houve também o aniversário do Blog Mugunzá Eletrônico, que festejou seu segundo aniversário, e a Escola Alfredo de Carvalho, completando 80 anos. Muita festa não é?
Não foi só isso que fez BOOM em 2009. Tivemos também a 51ª Festa dos Estudantes de Triunfo,
A primeira Jornada Cultural , o 2º Festival de Cinema de Triunfo, o cinquentenário da Rádio Pajeú, de Afogados da Ingazeira, o reconhecimento da comunidade rural triunfense de Águas Claras como remanescente de quilombo, fato que foi lembrado e celebrado no 3º Momento da Consciência Negra de Triunfo.
Vimos e divulgamos com imensa alegria a
chegada dos equipamentos de última geração ao Cine Theatro Guarany, e a instalação da ICAS –Igreja Católica Apostólica Sertaneja, em nossa cidade, com a visita do Papa Berto I e toda a Família Papal.

MUITA COISA MUDOU

Divulgamos em 2009 o surgimento de novos e importantes espaços de comunicação, como é o caso da Rádio Difusora Educativa de Triunfo, vimos a nova febre do mundo virtual, o Twitter tomando de conta de todos e terminamos por também aderir à onda, a exemplo do que fez a Fundarpe e o próprio MinC.
Criamos também a
nossa Comunidade no Orkut, tudo isso para ficarmos mais próximos dos nossos leitores.
E a nossa blogosfera? Esta viu nascer os mais diversos blogs dos quais vamos citar alguns:
JONAL OPINIÃO DIGITAL, o Blog da Escola Nova Geração Triunfense, o Blog da Escola Alfredo de Carvalho, o Brenan Design, blog construído para expor os trabalhos do desenhista Triunfense, Verner Brenan. Surgiu também entre os novos habitantes da blogosfera o blog ANDRÉ TURISMO com foco na divulgação do turismo ecológico e também do turismo dentro da cidade no município de Triunfo, o Blog do Imperador, o Blog Thamara Sertão, editado por Thamara Arcelina, de apenas 8 anos, além do Blog Triunfo Blog Clube.

E então, como você vai lembrar de 2009? O que podemos dizer é que apesar dos pesares foi um ano de crescimento para todos.

Esperamos sua valiosa visita em nosso BOOM em 2010 e que Deus abençoe a todos.
Cada um de vocês, leitores, colaboradores, sensores, recebam nosso sincero agradecimento e sintam-se desde já abraçados por todos que fazem a redação deste blog que é de vocês.

Um forte abraço e votos de um 2010 repleto de ótimas noticias!

Lucivaldo Oliveira Ferreira / André Vasconcelos – Editores do BTB

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: