Skip to content

Análise do III – Momento da Consciência

novembro 23, 2009
Por Denis Gomes

Foi tudo muito bonito. A boa vontade, o espírito de cooperação e a dedicação fizeram o III – Momento da Consciência Negra em Triunfo acontecer.
Desde a última 5ª feira até ontem (dom) estivemos no teatro, nas ruas da cidade, nas praças e no sítio Águas Claras, onde existe uma comunidade remanescente quilombola.
Tudo aconteceu conforme a programação prometida pelo grupo Ambrosino Martins – promotor do evento. Com muita raça Paulo Henrique, Lelo, Tony, Serginho, Cristiano, Igor, Airlan, Élder, enfim, esta galera 10 abraçou a causa e marcou a passagem do Dia Nacional da Consciência Negra no nosso município, contando com a colaboração dos grupos culturais Lótus, Expressart, Só Triscando, Maracatu Nação Serra Grande do Pajeú, Projeto Tonhão, @mininera, Radiola Serra Alta, DJ Serginho Figura, Coco da Águas Claras e Cutilada que se apresentaram gratuitamente. Concorreram, ainda, para a realização do evento os artistas populares Seu Zé Bernardo e Manoel Baião que através de um desafio de improviso e batendo o pandeiro conduziram ao clímax o nosso momento do domingo lá em Águas Claras.
Convém lembrarmos e agradecermos, também, aos incentivadores culturais e patrocinadores do evento: Josivan Geraldo, Paulo Ítalo, Centro Sabiá, Triunfo Construções, Engenho São Pedro, Elizabete (gerente da agência BB de Triunfo), Lar Sta. Elizabeth, Seu Landa e FUNDARPE. O apoio destas pessoas e empresas foi fundamental para a montagem da estrutura que nos permitiu a concretização do evento. A vocês nosso muito obrigado e parabéns pela disponibilidade!
Agradecemos, também, a Marcos Daniel, Lucivaldo Ferreira, Cesarnildo Santos, Wagner Lopes e Cristiano Montalvão que aceitaram o convite e expuseram seus pensamentos na Mesa Redonda, a qual foi assistida por dezenas de alunos das redes pública e privada do nosso município.
Valeu a pena! Tudo aconteceu de forma pacata, disciplinada, bem organizada e agregou valores sócio, educativos e culturais. Foi um momento de diversão, aprendizado e reflexão.
Quero destacar o dia de ontem, quando aconteceu a conexão com o sítio Águas Claras. Que dia maravilhoso! Imaginem vocês o mungunzá, a carne de galinha, o angu e a cachaça nos alimentando para pisarmos o coco naquela tarde domingueira. A poeira subiu e deu charme à festa. Foi emocionante assistir ao grupo de coco daquela comunidade. Como eles pisam com peculiaridade e propriedade. Quanto charme! As interferências dos moradores dali ratificaram o entrosamento e a disponibilidade de todos em contribuir para o crescimento deste evento que mostrou, mais do que nunca, que veio pra ficar e tem compromisso com nossos valores. Que show de improviso nos deram Seu Zé Bernardo e Zé Baião! Quanta elegância dos dançarinos (as) do Expressart e quanta fantasia nas calungas e no palhaço do Lótus e Percussão. Valeu estar lá!
Registramos, com pesar, a falta de consideração dos gestores de cultura do município que não atenderam ao nosso convite, que foi oficializado. Apesar disto, não se verificou a presença de nenhum membro da Secretaria de Cultura em nenhum momento do evento. Também não contribuíram enviando uma equipe para a limpeza do Guarany ou, sequer, divulgaram, conforme solicitado, no carro de som. Lamentamos, também, a vergonha que sentimos diante dos nossos visitantes que compareceram à Noite Negra Alternativa, na Praça José Veríssimo Júnior. Os banheiros estavam mais fétidos que nunca. Ouviam-se os comentários que lembravam os banheiros dos terminais rodoviários. Para agravar ainda mais a situação, quando Nildo Mocotó fechou o seu bar, fechou também os dois banheiros. Não deu outra: uréia nas portas dos boxes da praça. Culpa de quem? A Secretaria de Administração sabia que iria acontecer o evento, mas não atendeu aos pedidos da organizadora.
Bom, contudo exposto, chegamos ao término desta edição com a certeza do dever cumprido e a convicção de que temos a responsabilidade como cidadãos de comparecer, apoiar, respeitar e promover a cultura que ladeia a educação. Só assim melhoraremos o mundo, a começar pelo pedacinho onde habitamos. Berrar contra a segregação política faz parte deste processo. Parabéns, mais uma vez, aos guerreiros abnegados do Ambrosino Martins e a comunidade remanescente quilombola de Águas Claras.

Estamos, desde já, firmes e dispostos a lutar pelo evento do próximo ano.

Valeu!

Sim, valeu, Denis! Nós fazemos a nossa REVOLUÇÃO!
O BTB assina embaixo!

Imagem: Maracatu Serra Grande do Pajeú ( Reprodução – Blog do Imperador )

Anúncios
One Comment leave one →
  1. novembro 25, 2009 5:48 pm

    O III Momento da Consciência Negra em Triunfo foi extremamente importante pois trouxe para comunidade muita informação e entretenimento gostaria de agradecer aos participantes do poder público(Sec.Marcos Daniel e Ver.Landa) e sociedade civil(Prof. Lucivaldo Ferreira,Prof.Wagner Martins,César Nildo,e ao amigo de fundamental importância Denis Gomes) assim como aos patrocinadores do evento (Ver.Josivam Geraldo ,Dr.Paulo Ítalo e Centro Sabiá).entretanto gostaria de registrar o meu protesto contra o desdém do senhor gestor cultural da nossa cidade esse q deveria ser o maior interessado, pois se trata da sua área, solicitamos o mínimo de apoio e nada nos foi oferecido.enquanto uma pessoa de mentalidade pequena e medíocre estiver à frente da secretaria de turismo,cultura e desportos a cultura produzida pela nossa comunidade será sempre subcultura, mas isso não nos abate a nossa luta é essa contra toda forma de discriminação atenção secretário a classe artística ta de olho em suas furadas como gestor cultural. assinado Paulo Henrique Martins

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: