Skip to content

22 de Novembro – DIA DO MÚSICO

novembro 22, 2009
Hoje é o dia de Santa Cecília, a padroeira dos músicos, por isso no dia 22 de novembro comemoramos o dia do músico e da música.


O BTB jamais poderia deixar passar em branco esta data, já que o blog é editado por dois músicos: André Vasconcelos e Lucivaldo Ferreira.
Arranjadores, compositores, pesquisadores, regentes, intérpretes, instrumentistas… Não importa em qual área desta arte você atue, você foi escolhido para traduzir a linguagem de Deus aos homens.
Creio que nada nos aproxima tanto do nosso pai celeste quanto a música, por isso somos especiais, embora tão desvalorizados.
Nossos sinceros parabéns a todos os músicos do mundo, sobretudo aos músicos pajeuzeiros, e especialmente àqueles que vêm mantendo sofrivelmente as tradições do repente, do aboio, das filarmônicas e demais tradições esquecidas pelos governozinhos fascistas do nosso sertão querido.

Um pouco da História da nossa padroeira
Santa Cecília

Santa Cecília viveu no século III e pertencia a uma das famílias maistradicionais de Roma. Assim que atingiu a maturidade, seus pais a prometeramem casamento para um jovem chamado Valeriano, também membro da altasociedade local.
Mesmo contra sua vontade, Cecília aceitou a decisão de seus pais, mas pediuque o rapaz se convertesse ao Cristianismo e respeitasse o seu voto decastidade, concedido a Deus. Valeriano, então, foi catequisado e batizadopelo Papa Urbano e, após o casamento, seu irmão Tibúrcio também tornou-secristão.
Nesta época, por ordem do alcade Almachius, era proibido o sepultamento decristãos em Roma, mas Valeriano e Tibúrcio, desobedecendo as leis vigentesna época, dedicaram-se a sepultar todos os cadáveres de cristãos queencontravam. Ambos acabaram sendo presos e levados diante do alcaide, quelhes garantiu a liberdade caso adorassem o Deus Júpiter. Eles, porém,disseram que adorariam somente o verdadeiro Deus e seu filho Jesus Cristo.Pela recusa, foram cruelmente torturados e condenados a morte, sendo os doisdecapitados na localidade de Pagus Tropius, nas proximidades de Roma.
Cecília foi presa quando enterrava os corpos do marido e do cunhado. Levadaa julgamento, também negou-se a adorar outro Deus, e disse preferir a mortea ter que renegar o Cristianismo. Assim sendo, foi condenada a morte porasfixia, em uma câmara de banho turco totalmente fechada. Ao ser colocada nacâmara, começou a cantar incessantemente músicas de louvor a Deus – por estemotivo e pelo dom de ouvir músicas vindas dos céus, ficou consagrada comopadroeira dos músicos.
Passadas várias horas, Almachius ficou furioso, pois Cecília não morria econtinuava a cantar. Ordenou, então, que a mesma fosse degolada, masinexplicavelmente o soldado não conseguiu cortar sua cabeça, sendo queCecília somente viria a morrer três dias depois, devido aos ferimentos nopescoço. Ela foi enterrada no cemitério de São Calistus, mas o Papa PaschalI ordenou que suas relíquias fossem levadas para a cidade de Trastevere, naItália, onde hoje se encontra a catedral de Santa Cecília.
Pouco antes de sua morte, Cecília pediu ao papa Urbano que transformasse suabela casa em um templo de orações, que todos os seus bens fossem doados aospobres. Atualmente, na Europa, Santa Cecília é a santa que possui o maiornúmero de igrejas e capelas, dentre todos os santos da Igreja Católica.

Fonte: Blog Canção Nova

ORAÇÃO DO MÚSICO
Por : Adriano Tarouco

Deus Todo- Poderoso, que nos destes a vida,
os sons da natureza, o dom do ritmo,do compasso e da afinação das notas musicais,dai-me a graça de conseguir técnica aprimorada em meu instrumento,a fim de que eu possa exteriorizar meus sentimentos através dos sons.
Permite , Senhor, que os sons por mim emitidos sejam capazes de acalmar nossos irmãos perturbados, de curar doentes e de animar os deprimidos e sejam brilhantes como as estrelas e suaves como o veludo.
Permite , Senhor, que todo ser que ouvir o som do meu instrumento sinta-se bem e pressinta a Vossa presença.
Amém .

Copiado de: Adriano Tarouco

Imagem: Reprodução

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: