Skip to content

GTAT SOB NOVA DIREÇÃO

novembro 15, 2009
Grupo de Teatro Amador de Triunfo (GTAT) elege nova diretoria.

Na tarde deste sábado (14) membros do Grupo de Teatro Amador de Triunfo (GTAT) reuniram-se para eleger sua nova diretoria.
A assembleia aconteceu na sede da AMAPT – Associação Mista dos Artistas Profissionais de Triunfo, também conhecida como Sociedade dos Artistas.
Os novos eleitos são os seguintes:
Presidente: Denis Carlos Gomes
Vice-Presidente: João Araújo Correia
1º Secretário: Agamenon Gonçalves Lima
2º Secretário: Cristiane Almeida
Tesoureiro: Lucivaldo Ferreira
Conselho Fiscal:
Alberto Marcelino
Cristiano Montalvão
Felipe Diniz

O BTB parabeniza os novos membros da diretoria deste verdadeiro patrimônio cultural triunfense.

Para que o amigo leitor saiba mais sobre o GTAT, reescrevemos a matéria publicada neste blog, no dia 24 de março de 2009 pelo grande amigo e co-autor do BOOM, o pesquisador André Vasconcelos:

A PAIXÃO DE CRISTO DE TRIUNFO
24 de março de 2009

Por André Vasconcelos

Em 1975, o Frei Humberto Wallschlag – OFM, pároco de Triunfo, em reunião com o JOVIC (Jovens Vivendo o Ideal de Cristo), sugeriu a encenação da Paixão de Cristo no Sítio do Convento São Boaventura. O espetáculo sob a responsabilidade do Grupo de Teatro Amador de Triunfo (GTAT) cresceu, e a beleza dos cenários aliada ao aspecto natural do local fizeram surgir junto a Escola Monsenhor Luis Sampaio uma réplica da Jerusalém dos tempos de Cristo em pleno Sertão do Pajeú. Em 2002, incorporam-se ao GTAT profissionais da área cênica do Recife, artistas de Serra Talhada, do distrito de Canaã e outros. Passa-se a utilizar o recurso da dublagem e uma nova concepção de cena e luz que trazem mais poesia à Paixão.

Devido a falta de apoio financeiro o espetáculo foi encenado pela última vez em 2005, quando foi comemorado os 30 anos de encenação. Para as comemorações foi convidado o Frei Humberto, idealizador do espetáculo. Residindo em Fortaleza, infelizmente não pode comparecer devido a problemas de saúde, porém enviou uma carta datada de 11/03/2005. Menos de 03 meses depois viria a falecer em 05/06/2005, sendo sepultado no Canindé (CE). Frei Humberto Wallschlag nasceu em Striicklingen Saterlan na Alemanha, em 24/10/1944. Em 1965, cursou 2º grau na Escola Missionária dos Franciscanos em Bardel, no norte da Alemanha. Chega a Olinda (PE) em 30/07/1966 e a Triunfo em meados da década de 70, onde permanece até janeiro de 1979. Eis a Carta de Frei Humberto:

Fortaleza, dia 11 de março de 2005.

Amigos do Drama da Paixão de Cristo, querido povo de Triunfo: “Paz e Bem”!
Recordações e sentimentos positivos unem as pessoas e comunidades. Sinto-me perto de todos vocês e alegro-me muito com a boa notícia… 30 ANOS DRAMA DA PAIXÃO DE JESUS CRISTO EM TRIUNFO.

Unidos vamos agradecer a Deus por esta conquista das pessoas que batalharam durante todos esses anos para manter viva tão grande valor. Pessoas que fizeram, fazem e farão futuramente tanto bem no contexto cultural e religioso pelo bom povo da serra.
Da minha parte agradeço a todos, jovens e adultos, por me ter dado a oportunidade de convivência fraterna no meio de vocês e nas muitas caminhadas com o povo da rua e dos sítios… nas comunidades. Realizou-se a palavra tão acertada de Santa Terezinha do Menino Jesus: “SIM, É PRECISO SEMEAR BEM AO REDOR DE SI, SEM SE INQUIETAR COM A COLHEITA!”
O meu voto é o seguinte: continuem semeando a Boa Semente e nosso Bom Deus da VIDA e da ESPERANÇA abençoe a todo povo com a liberdade do Cristo Ressuscitado e com as chuvas de um bom inverno para todos os serranos e sertanejos.
Meu abraço em Cristo e São Francisco!

PARA – BÉNS !!!
Frei Humberto Wallschlag – OFM
Dando continuidade, ressalto que o espetáculo de Triunfo é considerado o segundo mais antigo de Pernambuco e o terceiro em número de participantes na última vez em que foi encenado. Impossível citar as inúmeras matérias que já foram publicadas e exibidas por televisões e jornais tendo a Paixão de Cristo de Triunfo como tema.
Por essa história tão bonita, acredito que a exemplo do governo estadual, o espetáculo da Paixão de Cristo de nossa cidade deve ser resgatado e declarado Patrimônio Cultural do Município, através de projeto dos poderes Legislativo e Executivo de Triunfo. Nada mais que justo.
Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: