Skip to content

Luiz Gonzaga – Ministro quer museu dedicado ao artista em Recife

novembro 10, 2009

Publicado originalmente no site do MinC em 09 de novembro de 2009

Folha de S. Paulo – SP, em 08/11/2009

Está em processo de discussão a construção de um museu e complexo cultural em Recife, dedicado à obra e à história de Luiz Gonzaga. Segundo o ministro da Cultura, Juca Ferreira, a ideia já foi levada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que estimulou a iniciativa.
O projeto, que tem como base texto propositivo do antropólogo Antônio Risério, deve ser realizado pelo governo federal em esquema de parceria com o governo do Estado de Pernambuco. O complexo segue a linha de museus “interativos”, como o da Língua Portuguesa, em São Paulo.
“Queremos fazer um grande museu com novas tecnologias”, diz Juca Ferreira. Segundo o ministro, o projeto segue a proposta do MinC de investir na Diversidade Cultural no país. “Queremos construir grandes equipamentos culturais fora do eixo Rio-São Paulo.”
A data para a apresentação do projeto e início das obras ainda não está definida, assim como os responsáveis pelo desenvolvimento da concepção arquitetônica. O ministro diz esperar resolver a questão ainda neste mês.
Para Juca Ferreira, “Luiz Gonzaga é um dos três nomes mais importantes na história da música brasileira. Ele deu sonoridade para todo um ambiente cultural e influenciou toda uma geração de músicos, de Gilberto Gil a Lenine”. (JO e MP)

Colaborou Marcos Grinspum

Publicado por Comunicação Social/MinC
Imagem: Reprodução

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: