Skip to content

Ctrl+C / Ctrl+V

novembro 3, 2009
Fundarpe abre convocatória para Carnaval 2010
Do portal da Fundarpe
Propostas nas áreas de Música e Cultura Popular para o Carnaval descentralizado de Pernambuco podem ser apresentadas até dezembro
Estão abertas, de quarta-feira (4 de novembro) ao dia 3 de dezembro, as inscrições para o Carnaval 2010, promovido pelo Governo do Estado em polos localizados em 15 municípios da Região Metropolitana, da Zona da Mata, do Agreste e do Sertão. Grupos culturais, artistas e bandas interessados em participar da programação oficial – que compreende da semana pré-carnavalesca ao Carnaval, ou seja, de 5 a 17 de fevereiro do próximo ano – podem se inscrever na sede da Fundarpe, no horário das 8h às 17h. Também serão aceitas propostas enviadas pelos Correios como encomenda normal ou Sedex, com data de postagem até 25 de novembro. A convocatória pode ser acessada através do site da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), no endereço http://www.fundarpe.pe.gov.br/.

O objetivo da iniciativa é garantir a circulação de agremiações carnavalescas nas quatro macrorregiões do Estado. As apresentações acontecerão nas seguintes cidades: Recife, Olinda e Itamaracá, na Região Metropolitana; Ipojuca, Goiana, Nazaré da Mata, Paudalho e Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata; Bezerros, Pesqueira e Águas Belas, no Agreste; e Triunfo, Belém do São Francisco, Salgueiro e Petrolina, no Sertão.

Serão aceitas propostas para as seguintes manifestações e gêneros culturais: Cultura Popular (modalidades palco e cortejo) e Música (modalidades palco e cortejo). Cultura Popular – modalidade palco compreende inscrições de maracatu de baque solto e virado; caboclinhos; índios; escola de samba; samba de véio, grupos de pagode e congêneres; urso, boi e congêneres; afoxé; clube de frevo e alegorias; bloco lírico; clube de bonecos ou grupos; clube de máscaras ou grupos de máscaras e troças). Já Cultura Popular – modalidade cortejo compreende afoxé, escolas de samba, grupos de pagode e blocos líricos.

Em Música – modalidade palco podem se inscrever orquestras de frevo, bandas musicais e artistas (cantores, bandas, grupos) ligados à tradição carnavalesca ou que tenham a tradição carnavalesca como fonte de pesquisa no trabalho a ser apresentado. Ainda na área de Música, na modalidade cortejo, podem participar orquestras de frevo e bandas musicais.

A avaliação e seleção das propostas deverão ser realizadas no período de 7 de dezembro de 2009 a 6 de janeiro de 2010. Para isso, serão compostas duas comissões – uma na área de Música e a outra, em Cultura Popular – com representantes do Poder Público, da sociedade civil (indicados pelas comissões setoriais e regionais das quatro macrorregiões) e da Fundarpe. Para a seleção, serão considerados aspectos como méritos artísticos, relevância para a cultura pernambucana e política pública de cultura, viabilidade de execução e adequação orçamentária. O resultado final será divulgado no dia 11 de janeiro de 2010, tendo os grupos selecionados o prazo até o dia 26 de janeiro para apresentação da documentação exigida e adequação da proposta.


Gentilmente copiado de: http://www.fundarpe.pe.gov.br
Anúncios
One Comment leave one →
  1. novembro 3, 2009 6:03 pm

    A PEC da Música, que teve sua votação adiada duas vezes, irá, novamente, a Plenário AMANHÃ, DIA 04/11, A PARTIR DAS 16H, NA CÂMARA DOS DEPUTADOS!Ainda há tempo de pedir aos deputados de seu Estado que votem a favor da Proposta. A lista de e-mail de todos os parlamentares está disponível aqui: http://www2.camara.gov.br/deputados/arquivoA PEC, de autoria do Deputado Federal Otavio Leite, elimina os impostos sobre a música brasileira em qualquer suporte e qualquer formato: CDs, DVDs, MP3, downloads para celulares etc. O objetivo é reduzir impostos, valorizando a cultura nacional e ajudando no combate à pirataria. Informe seus leitores, divulgue, mande e-mails aos deputados e pressione!A direta participação de músicos, artistas, produtores e outros interessados no tema tem sido fundamental!Maiores informações: http://www.otavioleite.com.br/pesquisa.asp?q=pec+da+musicaTwitter da PEC: http://twitter.com/pecdamusicaTwitter do Deputado Otavio Leite: http://twitter.com/otavioleite

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: