Skip to content

2ª ETAPA DO PROJETO SONORA BRASIL DO SESC EM TRIUNFO

setembro 28, 2009

Violonista pernambucano, Henrique Annes, é o destaque desta etapa que explora o universo do violão no Nordeste e Centro-Oeste

A segunda etapa da 12ª edição do Sonora Brasil, intitulada de O Violão do Nordeste e do Centro Oeste, aporta em Pernambuco com apresentações no Recife e interior.
O projeto, promovido pelo Sesc Nacional é considerado o maior em circulação musical do Brasil, traz músicos de diferentes estados que apresentam um panorama da obra violonística desenvolvida no país nas últimas décadas. Em cada etapa, dois violonistas brasileiros, um de cada região do Brasil, circulam pelo Brasil com um repertório de música concebida e escrita para violão. Neste segundo momento, o projeto conta com a participação dos músicos Henrique Annes (PE) – representante do Nordeste – e Marcelo Fernandes (MS) – representando o Centro-Oeste.

O pernambucano Henrique Annes é o grande destaque da edição deste ano. Apontado pelos principais especialistas da música instrumental popular brasileira como ‘enciclopédia viva’ e herdeiro do melhor do virtuosismo do violão de Pernambuco, Henrique Annes tem quase 50 anos de carreira. Possui licenciatura em música e bacharelado em Violão pela UFPE, tendo lecionado por 37 anos no Conservatório Pernambucano de Música. Nos anos 80, fez turnê pelo sul da Geórgia e outras cidades norte-americanas como Miami, New Orleans, Boston e Dakota do Sul.
O outro músico é Marcelo Fernandes, bacharel em Violão e mestre em Artes pela Universidade de São Paulo (USP). Há mais de dez anos, empreende carreira internacional, realizando recitais e masterclasses na Espanha, França, Suíça, Portugual, Colômbia e Chile. Atualmente, é doutorando em musicologia na USP e docente efetivo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Recentemente, lançou seu primeiro disco solo, Música Latino-americana para Violão, que flerta com a música regional do Estado de Mato Grosso do Sul.

A importância do violão na trajetória sócio-cultural do Brasil inspirou o tema do Sonora Brasil 2009, projeto de formação de ouvintes musicais realizado pelo Sesc Nacional. Ao todo, serão 331 concertos realizados em mais de 80 cidades brasileiras, possibilitando aos mais diferentes públicos o contato com a qualidade e a diversidade da música brasileira.
Daniel Wolff (RS) e João Pedro Borges (MA); Henrique Annes (PE) e Marcelo Fernandes (MS); Salomão Habib (PA) e Fabrício Mattos (PR); Aluísio Laurindo Júnior (AP) e Nicolas de Souza Barros (RJ) são os músicos que participam da edição deste ano, interpretando a obra de 30 compositores que contribuíram de forma significativa para a consagração do violão como um dos instrumentos mais representativos da cultura musical do país.
Em Pernambuco, a primeira etapa – com Daniel Wolff e João Pedro Borges – se apresentou no último mês de julho, circulando por várias cidades pernambucanas.

SERVIÇO

Sonora Brasil: O Violão do Nordeste e do Centro Oeste
Concertistas: Henrique Annes (PE) e Marcelo Fernandes (MS)
Quando: hoje (28/09/09)
Hora: 20 h
Local: Igreja do Rosário
Pça. da Bandeira – Centro – Triunfo

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: