Skip to content

PRIMEIRA MÃO – CINE THEATRO GUARANY RECEBE NOVO PROJETOR

setembro 23, 2009
O equipamento que custou mais 50 mil dólares está sendo montado na cabine do Cine Theatro Guarany e o BTB esteve lá para conferir

Na manhã desta terça-feira teve fim uma longa espera. O Cine Theatro Guarany finalmete recebeu o seu tão aguardado projetor.
Após tantos transtornos ocorridos no 2º Festival de Cinema, onde foram utilizados equipamentos alugados os quais por apresentarem defeito em vários momentos, tiraram muito do brilho do evento. Agora o Guarany conta com um projetor top de linha vindo diretamente de Miami.
A montagem do novo equipamento está sendo feita pelo Sr. Zé Hildo, o único técnico responsável pela montagem dos cinemas em Pernambuco e pelo engenheiro Sr. Claudiney (foto), que veio diretamente de são Paulo para executar a tarefa de instalar o projetor. Ambos estão sendo auxiliados pelos triunfenses Sandro Martins e Serginho.
O projetor da marca Christie é um dos poucos do país. Segundo o Sr. Zé Hildo, o novo equipamento é o que há de mais moderno em se tratando de projeção, e no Brasil só existem três além do nosso: um fica em Aracaju/SE, outro em Natal/RN e o outro em São Paulo/SP e pertence ao grupo Cinemax.
Trata-se de um equipamento de última geração que opera nos sistemas analógico e digital. Realmente coisa de cinema!
Para que o novo equipamento possa operar com perfeição serão necessários ainda alguns ajustes na cabine do Cine Theatro, como climatização, entre outros.
Aproveitamos para apelar à sensibilidade da Fundarpe – Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco no sentido de que sejam atendidas antigas reinvidicações nossas: É preciso climatizar o nosso Cine Theatro Guarany, a exemplo do que foi feito no Cine São José, em Afogados da Ingazeira/PE. Além da Climatização, que é urgente, precisamos também de poltronas mais confortáveis que acomodem melhor o público, tudo isso para fazer jus ao novo equipamento adquirido.
Confira as primeiras fotos do novo projetor do Cine Theatro Guarany.



Fotos do projetor: Foto Alexandre

CINE TEATRO GUARANY
Pequeno Histórico

A construção do Cine Teatro Guarany começou em 1919, por iniciativa dos primos Manoel de Siqueira Campos e Carolino de Arruda Campos, prósperos comerciantes da cidade, que custearam as obras.
Pouco se sabe da construção do edifício. Depoimentos de moradores antigos da cidade contam que os irmãos Siqueira trouxeram o projeto arquitetônico de fora, como também alguns operários especializados, que participaram da obra.
O Cine Teatro foi inaugurado em 1922, com a peça “Cenas Mudas”, grande sucesso na época, em noite de grande festa para a cidade, quando o imponente prédio, pintado de amarelo, com portas, janelas e balcões marrons, foi a principal estrela.
Infelizmente, o esplendor pouco durou. Apesar de representar um marco na vida cultural de Triunfo e da região, o Guarany foi duramente atingido pelo declínio político e econômico do município, entrando em decadência ainda na década de 20, quando mudou de proprietário e passou a funcionar como bar, o que acarretou uma série de modificações no interior do imóvel.
Em 1952, o prédio foi adquirido pela Província Franciscana da Ordem do Brasil, voltando a funcionar como Cine Teatro, porém sem o fausto inicial. Anos depois, o Cine Teatro é desativado, e o prédio volta a ser ocupado por um bar e usado como local eventual de danças.
Em 1985, foi aberto o processo de Tombamento Estadual do prédio do antigo Cine Teatro Guarany.
Em 1988, o edifício é comprado pela Fundarpe, e o Tombamento definitivo do prédio é homologado pelo governador do Estado, através do Decreto nº 13.091, de 18 de julho de 1988.
O Guarany já abrigou eventos importantes como as duas edições do Festival de Teatro de Triunfo e as duas edições do Festival de Cinema de Triunfo.

Fonte: Fundarpe
Imagem: Reprodução

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: