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SITE DIVULGA 16º RANKING DA BAIXARIA NA TV

setembro 15, 2009
A coordenação executiva da campanha Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania divulgou no dia 26 de agosto, o 16º Ranking da Baixaria na TV.
O ranking foi divulgado em audiência pública promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados.
Confira os campeões da baixaria:
1º lugar: “Jogo Aberto” (TV Bandeirantes): 88 denúncias fundamentadas sobre desrespeito às torcidas de futebol, incitação à violência, vocabulário impróprio para o horário.
2º lugar: “Pânico na TV” (Rede TV!): 69 denúncias fundamentadas sobre exposição de pessoas ao ridículo, apelo sexual, palavras de baixo calão.
3º lugar: “SuperPop” (Rede TV!): 33 denúncias fundamentadas sobre excesso de nudez e exposição de pessoas ao ridículo.
4º lugar: “Na Mira” (TV Aratu/SBT – Salvador/BA): 31 denúncias fundamentadas sobre sensacionalismo, apologia à violência e desrespeito à pessoa humana.
5º lugar: “Se liga Bocão” (TV Itapoan/Record – Salvador/BA): 22 denúncias fundamentadas sobre desrespeito à pessoa humana, incitação à violência e incitação ao ódio.

Saiba mais sobre a Campanha

A campanha Quem Financia a Baixaria é contra a Cidadania nasceu em 2002 fruto de deliberação da VII Conferência Nacional de Direitos Humanos, maior evento anual do setor no país. O espírito da decisão foi criar um instrumento que promovesse o respeito aos princípios éticos e os direitos humanos na televisão brasileira. Participaram da Conferência cerca de 1.500 pessoas, a grande maioria lideranças e militantes em direitos humanos. Muitos lutaram contra a censura no regime militar, e agora estão engajados na campanha para resgatar o significado contemporâneo da liberdade de expressão e de formação de uma opinião pública crítica baseada nos valores humanistas.
A campanha é uma iniciativa da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, em parceria com entidades da sociedade civil, destinada a promover o respeito aos direitos humanos e à dignidade do cidadão nos programas de televisão.
A campanha se constitui nas seguintes instâncias:
Fórum de organizações parceiras – Espaço de coordenação política da campanha, avalia suas ações, planeja estratégias e elege o Conselho de Acompanhamento da Programação e a Secretaria Executiva, em reuniões bimensais abertas a todas as 57 organizações parceiras.
Secretaria Executiva – Composta pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados e mais cinco organizações parceiras, coordena as tarefas administrativas da campanha e distribui os esforços entre as entidades parceiras. A secretaria também administra o sítio e a rede da campanha. Atualmente, a Secretaria Executiva é composta pelas seguintes entidades: Conselho Federal de Psicologia (CFP), o Fórum Paulista pela Ética na TV, Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Associação Brasileira de Empresários pela Cidadania (Cives) e Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares das Comunicação (Intercom).
Conselho de Acompanhamento da Programação (CAP) – Compõe-se de trinta membros, selecionados pelas organizações parceiras. Sua função é assistir aos programas designados pela Secretaria Executiva, a fim de emitir pareceres sobre sua adequação aos direitos humanos e à carta de princípios da campanha. Além disso, prepara pareceres e estudos sobre matérias de interesse da campanha, como projetos de lei.
Núcleos Regionais – A campanha já conta com núcleos organizados em 17 unidades da federação (AM, BA, GO, MA, MG, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RS, SC, SP, TO e DF). Unidades autônomas, os núcleos organizam atividades regionais e operam em coordenação com a campanha nacional.

Conheça a Carta de Princípios da Campanha

01. Não será considerada legítima a divulgação de imagens que exponham pessoas ao ridículo ou que lhes ocasione algum tipo de constrangimento moral, exceto se o resultado dessa divulgação, comprovadamente, contribuir para a identificação de autoria ou prevenção de conduta tipificada pelo Código Penal.
02. Imagens de pessoas internas em instituições de privação de liberdade ou de tratamento de saúde só devem ser divulgadas com o expresso consentimento dos envolvidos. O mesmo procedimento deve ser observado com relação a pessoas detidas pela polícia.
03. A programação televisiva não deve incitar ao ódio e deve afirmar um compromisso com uma cultura de paz. Os profissionais de comunicação não devem estimular o público a praticar ou aceitar atos de vingança, práticas de espancamento, tortura, linchamento ou atos violentos de qualquer natureza.
04. A programação televisiva não deve incitar ao racismo e deve afirmar um compromisso com uma cultura que respeite, preserve e valorize as diferenças étnicas.
05. A programação televisiva não deve incitar à homofobia e deve afirmar um compromisso com uma cultura que reconheça o direito à livre expressão das orientações sexuais.
06. A programação televisiva não deve incitar ao machismo e deve afirmar um compromisso com uma cultura que reconheça às mulheres o exercício pleno dos seus direitos e que se contraponha às práticas de violência e discriminação contra a mulher.
07. A programação televisiva não deve incitar à violência contra quem quer que seja e, particularmente, deve zelar para que nossas crianças e adolescentes sejam tratados com respeito e consideração por seus pais, pelas autoridades constituídas e pelo conjunto da sociedade.
08. A programação televisiva não deve incitar à intolerância religiosa e deve afirmar uma cultura de respeito a todas as confissões e tradições, o que pressupõe zelo para com seus cultos, símbolos, datas e nomes sagrados.

Você pode fazer sua denúncia contra a baixaria na TV através do site da campanha ou do Disque Câmara (0800 619 619).

Fonte: eticanatv

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