Skip to content

DO SITE: http://www.fundarpe.pe.gov.br – Teatro, música e dança nesta quarta-feira (29), na 51ª Festa do Estudante de Triunfo

julho 29, 2009
Dentro da programação do evento, o público poderá conferir shows de Bira Marcolino e Bia Marinho, além de espetáculos cênicos gratuitos. A festa vai até 1° de agosto

Nesta quarta-feira (29), Triunfo, município do Sertão do Pajeú, recebe mais um dia de programação cultural da 51ª Festa do Estudante. No quinto dia do evento, o público poderá acompanhar espetáculos cênicos gratuitos, shows de Bira Marcolino e Bia Marinho, além de oficinas, capacitação e a Sala Múltimídia. A 51ª Festa do Estudante de Triunfo é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), com apoio da prefeitura local.
Na quarta-feira, no Cine Teatro Guarany, o público poderá conferir três espetáculos cênicos. O Sumiço da Galinha Maristela, a partir das 10h, é voltado para o público infanto juvenil. A peça, inspirada na cultura popular, traz um enrendo que aborda questões sociais a partir da história de Maristela, uma galinha abandonada pela mãe e encontrada por um faminto cortador de cana. Às 19h é vez do grupo Xaxado de Luís Pedro, de Triunfo, apresentar-se. Já às 19h30, há o espetáculo de dança Os Cabras de Lampião. Todos os espetáculos têm entrada gratuita, mas é preciso retirar a entrada com uma hora de antecedência, na bilheteria do Teatro.
Na Praça Carolino Campos, quem abre a noite é o cantor paraibano Bira Marcolino. Filho do saudoso poeta Zé Marcolino, parceiro de Luiz Gonzaga, o compositor tem músicas gravadas por intérpretes como Santana, Irah Caldeira, Margarete Menezes e Alcimar Monteiro. Na quarta-feira, a partir das 21h, irá apresentar o melhor do forró, colocando todo mundo para dançar. Encerrando a festa, no Palco Principal, a cantora Bia Marinho, de São José do Egito, um dos berços da poesia pernambucana, apresenta sua poesia repentista.
Dentro da grade de formação cultural, a quarta-feira é dia da Capacitação para Microprojetos, ministrada por Mauro Lira, Coordenador de Gestão do Programa Mais Cultura. O encontro acontece das 14h às 17h, no Centro Pastoral Diocesano Stella Maris, Sítio Horta, Centro. Ainda na área de formação, no dia 30, será possível conferir a palestra Funcultura, com a facilitadora Yeda Costa, das 14h às 17h. No dia 31, acontecerá a palestra Programa Mais Cultura, com Mauro Lira, das 14h à 17h.
Já os interesados em participar da oficina de Educação Patrimonial, ministrada por Fabiana Sales, Lívia Moraes e Fábio Pestana, podem optar por duas turmas: uma na quinta e outra na sexta-feira, sempre das 9h às 12h e das 14h às 17h. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia da capacitação e das palestras, também no Stella Maris.
Lembrando que até o último dia da 51ª Festa do Estudante de Triunfo, estará funcionando a Sala Multimídia, um ambiente interativo que une cultura e tecnologia. O espaço abriga um mapa virtual de Pernambuco que, com uma tecnologia sensível ao toque, apresenta um pouco de cada uma das regiões do estado e suas expressões culturais. Lá também estão disponíveis produtos aprovados no Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), como vídeos e livros. Há ainda computadores conectados à Internet com acesso direto ao Portal Pernambuco Nação Cultural e monitores.
A Sala funciona na Rua da Caridade, no Antigo Centro Social Padre Ibiapina, Centro, na lateral do Palco Principal. O horário de funcionamento é das 10h às 18h. A entrada é gratuita.
A programação da 51ª Festa do Estudante segue até dia 1º de agosto, com atrações como Alcione, Josildo Sá, Petrúcio Amorim, Antônio dos Oito Baixos, além de espetáculos cênicos e cortejo de cultura popular. Toda a cobertura do evento pode ser acompanhada no portal Pernambuco Nação Cultural (www.nacaocultural.pe.gov.br), a maior rede cultural de conteúdo colaborativo do Estado.
FESTIVAL PERNAMBUCO NAÇÃO CULTURAL – Triunfo é a quarta cidade a receber o Festival Pernambuco Nação Cultural, que já passou por Goiana, na Zona da Mata Norte; São José do Belmonte, no Sertão Central; e Garanhuns, no Agreste Meridional. O Festival, celebração da diversidade cultural pernambucana, ainda passará por sete municípios, durante todo o ano. Em mais de 80 dias de atividades, as cidades recebem uma maior circulação dos bens culturais, gerando ainda emprego e renda. Confira a programação completa:
Gentilmente copiado de: http://www.fundarpe.pe.gov.br
Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: