Skip to content

EDITAL MICROPROJETOS MAIS CULTURA EM PERNAMBUCO

julho 23, 2009
Iniciativa do MinC beneficiará jovens residentes em municípios do semiárido com apoio financeiro a projetos culturais das mais diversas linguagens Por Tatiana Sottili, SAI/MinC

A cidade de Garanhuns, terra natal do presidente Lula, será palco do lançamento do Edital Microprojetos Mais Cultura no estado de Pernambuco, que destinará R$ 1,32 milhão para financiar projetos culturais nos 122 municípios do semiárido pernambucano. A ação do Programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura, será desenvolvida em parceria com a Fundação Nacional de Artes (Funarte), Banco do Nordeste (BNB), por meio do Instituto Nordeste Cidadania (INEC), e Secretaria de Estado de Cultura de Pernambuco.
O lançamento será nesta sexta-feira, 24 de julho, às 14h, na Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA), localizada na Avenida Caruaru, nº 508, bairro Heliópolis, com a participação da secretária de Articulação Institucional do MinC e coordenadora executiva do Mais Cultura, Silvana Meireles; da coordenadora de Ações do Mais Cultura, Mônica Monteiro; da chefe da Regional Nordeste do MinC, Tarciana Portella, da presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Luciana Azevedo; e da diretora de Gestão do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), Martha Figueiredo; além de autoridades locais.
Ao todo, o Microprojetos Mais Cultura investirá R$ 13,5 milhões nos 11 estados que integram a região do semiárido – Paraíba, Alagoas, Ceará, Piauí, Bahia, Rio Grande do Norte, Sergipe, Maranhão, Pernambuco, Minas Gerais e Espírito Santo. O objetivo é promover a diversidade cultural por meio do fomento e incentivo aos artistas, grupos artísticos independentes e pequenos produtores culturais. As iniciativas a serem contempladas deverão beneficiar jovens de 17 a 29 anos residentes na região.
“Este é o primeiro edital do Ministério da Cultura específico para o semiárido, região de grande riqueza cultural, mas historicamente sem acesso a financiamento para pequenas produções”, destaca a secretária Silvana Meireles. “Com essa ação, por meio de parceria com governos estaduais e o Banco do Nordeste, estamos democratizando não só o acesso a crédito para apoiar múltiplas expressões culturais do semiárido, como promovendo acesso dos jovens e da população a bens e serviços culturais”, ressalta Silvana.
Seis segmentos serão atendidos pelo Microprojetos Mais Cultura: artes visuais, artes cênicas, música, literatura, audiovisual e artes integradas. Cada iniciativa receberá de um a 30 salários mínimos. Os projetos deverão ser realizados e concluídos em um ano, a partir da data de assinatura do contrato entre os contemplados e o BNB.
Poderão participar pessoas físicas com idade igual ou superior a 18 anos e que residam há pelo menos dois anos nos municípios onde pretendem realizar seus projetos; e pessoas jurídicas, sem fins lucrativos, que desenvolvam projetos socioculturais há pelo menos um ano e que tenham sua sede no município onde pretendem realizar suas ações.
Consulte a lista dos municípios que integram o semiárido pernambucano.
A partir do dia 24 de julho, o Edital Microprojetos Mais Cultura no estado de Pernambuco com demais detalhes estará disponível no site do Ministério da Cultura, no link Editais e Premiações, e nas páginas eletrônicas mais.cultura.gov.br e www.fundarpe.pe.gov.br.
Inscrições – Os interessados podem se inscrever de 24 de julho a 6 de setembro, mediante entrega da proposta na sede da Fundarpe (Rua da Aurora, nº 463/469 – Boa Vista – CEP 50.050-000, Recife/PE), de segunda-feira a sexta-feira, no horário de 10h às 17h, ou envio pelos Correios em correspondência registrada com Aviso de Recebimento (AR), contendo as informações solicitadas no edital.

Fonte: http://www.cultura.gov.br/site/

Clique aqui para conferir a Programação oficial da 51ª Edição da Festa dos Estudantes
Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: