Skip to content

Maciel Melo, Antônio Marinho e o Sertão do Pajeú hoje na TV

abril 9, 2009
Hoje, dia 09, às 20h, vai ao ar para todo o país pela TVE Brasil/TV Cultura e para Região Metropolitana do Recife pela TVU (TV Universitária), o programa Som na Rural. Na TVU, o Programa ainda será reprisado sábado (11/04), às 12h.
Som na Rural é um programa apresentado pelo articulador cultural Roger de Renor, que entrevista seus convidados em uma Rural Willys, um estúdio móvel ambientado. O trajeto termina num set montado em algum espaço público, depois de muita conversa e paisagens locais. O programa é gravado no Recife e em outros lugares do Nordeste.
No cenário, aberto ao público, o grupo convidado do Som na Rural tocará seis músicas de seu repertório. No programa, cada uma destas atrações ainda indica outra banda e/ou artista para aparecer no Som na Rural, geralmente, artista/bandas que ainda estão despontando na cena local. Uma matéria, relacionada à banda e/ou artista convidado, também será feita, além de vinhetas poéticas e sonoras.

Uma viagem musical por Pernambuco

O Som na Rural cai na estrada e mostra o cenário musical do nordeste brasileiro. No programa desta quinta, 09/04, o apresentador Roger de Renor visita a cidade natal do forrozeiro Maciel Melo, a pequena Iguaraci, cidade do Sertão do Pajéu, a 363 Km de Recife.
O músico herdou a paixão de seu pai, Heleno Louro, ou Mestre Louro, tocador e consertador de foles de sanfona de 120 baixos. O melodista e letrista busca suas raízes no genuíno forró pé-de-serra de Luiz Gonzaga e acrescenta outros instrumentos ao ritmo, além dos tradicionais sanfona, zabumba e triângulo, como violão com baixaria, sopros, cavaquinho, banjo e até guitarra elétrica. O repertório da apresentação, gravada em Afogados da Ingazeira,conta com as músicas Pelos cantos da casa; Até naqueles dias; Tampa de Pedra; O Velho Arvoredo; Que nem vem-vem; A dama de Ouro e Caboclo Sonhador.
O programa também viaja até a cidade de Carnaíba, terra do compositor Zé Dantas, autor de Xote das Meninas, Sabiá, Riacho do Navio, Vem Morena, Abc do Sertão, para conhecer a Escola de Música Maestro Israel Gomes. Instalada em um velho armazém de trem, a instituição reúne cerca de 400 alunos que aprendem a tocar instrumentos de sopro, sanfona, violão, pífano e percussão.
Som na Rural ainda exibe uma matéria gravada com o poeta Antônio Marinho, em São José do Egito. O poeta, bisneto de Antônio Marinho do Nascimento – o mais respeitado violeiro-repentista nordestino, fala sobre o sertão do Pajeú enquanto berço da poesia popular, cantadores de viola e repentistas. A matéria traz imagens do arquivo da TV Viva com personalidades que fizeram a fama da região.

Fonte: http://www.tvbrasil.org.br/saladeimprensa/release_245.asp

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: