Skip to content

COM A PALAVRA O SECRETÁRIO

março 25, 2009
Em e-mail acalorado o Secretário Evanildo Fonseca diz que comunidade cultural e artística triunfense é desorganizada.

Em resposta à matéria ”PAIXÃO SERTANEJA IMPORTADA DO LITORAL?”, publicada segunda-feira (23) por este blog, o Sr. Evanildo Fonseca, Secretário de Turismo, Cultura e Desportos do Município de Triunfo, encaminhou a redação do BTB nota a fim de esclarecer o intuito do Projeto: PAIXÃO DE CRISTO SERTANEJA.
Reproduzimos na integra (sem tirar nem pôr), a nota do Sr. Evanildo, numa demonstração da maturidade dos que fazem este espaço democrático.
Vamos à nota.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em resposta a nota divulgada por este blog, a Secretaria de Turismo, Cultura e Desportos do Município de Triunfo, através do seu Secretario Evanildo Fonseca, vem por meio deste esclarecer o intuito do Projeto: PAIXÃO DE CRISTO SERTANEJA.
Nessa nova roupagem intitulada de A PAIXÃO DE CRISTO SERTANEJA, um espetáculo que reúne música, dança e efeitos especiais para contar, de forma diferenciada, a história da Paixão de Cristo, desde o batismo até a ressurreição.
O formato escolhido é o grande diferencial desse espetáculo que foi pensado como uma peça itinerante, utilizando a charmosa arquitetura do município de Triunfo como cenário, o que faz com que a cidade seja minuciosamente conhecida. Seria feito uma trilha sonora cinematográfica gravada pelo Quinteto Violado, dando grandiosidade ao espetáculo, a utilização de elementos da cultura pernambucana usados como veículo da comunicação cênica. 40 artistas locais, que já atuam na Paixão de Cristo de Triunfo, receberão nomes que são referência da cultura pernambucana no mundo, como Silvério Pessoa e o Balé Cultural de Pernambuco.
O espetáculo é todo cantado e a história é contada por um “repentista” (Silvério Pessoa), que terá a função de narrador, e pelas letras das próprias canções. Na encenação serão utilizados elementos do universo cultural pernambucano como as carpideiras, que choram na crucificação, o maracatu e os caretas que fazem a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e o coco de embolada na tentação de Jesus no deserto, fazendo do evento um grande veículo de divulgação da cultura do estado.
Na PAIXÃO DE CRISTO SERTANEJA tradição e ousadia caminham lado a lado para enriquecer o calendário turístico do estado de Pernambuco e resgatar uma ação de mais de trinta anos que está sendo esquecida.
A cidade de Triunfo tem um grande potencial turístico. E isso tem sido bem explorado com eventos que dobram a população da cidade em dias de grandes festas. A paixão de Cristo de Triunfo é uma tradição demais de trinta anos que estava adormecida, mas não esquecida e esse projeto vem mostrar que o povo da cidade tem visão e ousadia para criar mais um evento que ganhará destaque nacional. A participação da população no espetáculo, principalmente a de jovens, mostra que este é um evento para entrar no calendário turístico do estado com o apoio total da cidade que servirá de cenário para essa montagem. Todo o resgate de uma tradição que está se perdendo é urgente, principalmente quando se tem a oportunidade de realizar esse resgate com nomes de grandes artistas, que darão repercussão nacional para o evento e que preservarão a linguagem pernambucana e as suas nuances.


A reativação deste espetáculo de importância imaterial e sinônimo de orgulho para todos os triunfenses visa à obtenção dos seguintes objetivos:


Retomar a tradição da paixão de Cristo em Triunfo, que é realizada desde 1977;

Devolver aos 40 artistas locais a possibilidade de atuar na Paixão de Cristo;

Montar uma paixão de cristo com um formato exclusivo para estimular o fluxo de turistas durante a semana santa;

Divulgar a cultura pernambucana;

Realizar um evento artístico que ganhará destaque nacional;

Envolver a população da cidade em uma atividade artístico-cultural;

Gerar renda na cidade.

Com tudo exposto acima se faz a proposta apresentada por esta Secretaria, para que possamos fortalecer e engrandecer a Cultura Pernambucana e Triunfense, com isso fica claro que em nenhum momento se falou em não utilizar as pessoas que fizerem parte da historia dos 34 anos de encenação da Paixão de Cristo de Triunfo. A proposta apresentada para a FUNDARPE (e não FUNARTE) através do I Edital Pernambuco das Paixões, cujo o valor aprovado foi de R$ 20.000,00 (vinte mil reais), o que mostra a vontade e o esforço de todos para que Triunfo possa ser incluído nas programações festivas e culturais do estado de Pernambuco, tentando no mais louvável animo mudar a realidade cultural que a cidade foi deixada. Em nenhum momento foi deixado de lado os artistas e diretores locais, pelo contrario tivemos conversas isoladas tentando fortalecer a parceria para conseguirmos levar o projeto em frente, mas nenhuma de nossa empreitadas foram aceitas, sempre obtendo resposta injustificáveis, mas nem por isso perdemos a força de vontade e a prova foi termos o projeto aprovado.
A comunidade artística e cultural do município não é mais a mesma de algum tempo atrás, que fazia cultura sem se preocupar com o retorno financeiro, o município não dota de organizações culturais organizadas, que correm atrás de seus idéias, que extravasam cultura pelas veias. O direito de imprensa e livre e espontâneo mais deste que seja vinculado a coisas sensatas e que tenham embasamentos. Esta proposta foi apresentado em reunião convocada através de carro de som e radio no dia 14 de janeiro onde compareceram somente 04 pessoas que tinham interesse de trabalhar para reativar este espetáculo.
“Um gestor que respeita a cultura da sua terra deve estar aberto ao diálogo e não descartar o potencial criativo de seus artistas sem antes consultá-los” ou seria sem antes consultá-lo?
Seria muito mais plausível se reconhece a falta de organização da comunidade cultural e artística do município!

Atenciosamente,

Evanildo Fonseca
Secretario de Turismo, Cultura e Desportos

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: