Skip to content

PAIXÃO SERTANEJA IMPORTADA DO LITORAL?

março 23, 2009

Artista local fora de cena.

Tivemos o prazer de divulgar no último sábado (21) a seleção da proposta triunfense no edital Pernambuco: Paixão de Todos.
A proposta encaminhada à Fundarpe pela Secretaria Municipal de Turismo receberá R$ 20 mil para a montagem da Paixão de Cristo Sertaneja. Até aí tudo ótimo, porém segundo informação obtida em conversa informal que tive com o secretário de turismo de nossa cidade, o Sr. Evanildo Fonseca, o espetáculo será encenado pelos artistas pernambucanos Silvério Pessoa e Quinteto Violado.
Então pergunto aos amigos leitores: Onde ficam os atores e diretores triunfenses?
Esqueceram de João Araújo, Denis Gomes, Alberto Pantera, Marcos de Bil, Teco de Agamenon, entre tantos outros que levaram literalmente a cruz de fazer teatro sem o merecido apoio?
Não temos nada contra o Silvério Pessoa nem contra o Quinteto Violado, artistas dos quais sou fã de carteirinha, mas convenhamos, um gestor cultural não pode simplesmente enterrar 34 anos de história como se nunca houvessem existido.
Na minha modesta e dispensável opinião, um projeto deste porte e que trará tanto impacto à produção teatral local jamais poderia ser posto em prática sem um diálogo com a comunidade artística que desde 1975 vem mantendo a duras penas o espetáculo da Paixão de Cristo que a principio era encenada pelo saudoso Frei Humberto e que há quatro anos tem ficado fora do calendário cultural triunfense por falta de incentivo.
Que tragam os artistas de renome, mas por favor não desprezem o artista local.
Um gestor que respeita a cultura da sua terra deve estar aberto ao diálogo e não descartar o potencial criativo de seus artistas sem antes consultá-los, pois cultura se constrói em comunidade e não em equivocados voos solitários.
Torcemos para que a Paixão de Cristo “sertaneja” seja um sucesso, mas da próxima vez não custa nada dar um pouquinho de espaço para as nossas pratas da casa.
Só me resta parafrasear o maior de todos os gestores dizendo: “Pai, perdoai-os, pois eles não sabem o que fazem”.
Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: