Skip to content

CE ANALISARÁ CRIAÇÃO DE SECRETARIA NACIONAL DO TEATRO

fevereiro 14, 2009
As artes cênicas poderão receber um novo estímulo a partir deste ano.
Um dos principais projetos em tramitação na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) autoriza a criação da Secretaria Nacional do Teatro, no Ministério da Cultura, e estabelece incentivos fiscais para o setor até 2018.
A proposta (PLS 226/08), apresentada pelo senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), já recebeu parecer favorável da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e tem como relatora, na CE, a senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN).
A nova secretaria, segundo o projeto, ficaria encarregada de elaborar políticas públicas para o teatro, além de ser responsável pelo exame, pelo registro, pelo controle e pela aprovação de todos os projetos a serem beneficiados pela futura lei. Os incentivos fiscais incluídos no texto poderão ser direcionados a exibições de peças, festivais de teatro, manutenção de grupos e companhias e circulação de espetáculos, entre outras atividades.
Como observa Garibaldi na justificativa, a legislação atual possibilita a busca de patrocínio pelos produtores de teatro, porém o teatro acaba ficando “a reboque” de outros setores culturais, especialmente o audiovisual, que teria, de acordo com o autor, “maior visibilidade perante o público”. O projeto tramita em decisão terminativa na CE.

Fonte: Agência Senado
Via: :: CULTURA E MERCADO :: políticas culturais em rede

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: