Skip to content

Calendário Cultural de Pernambuco

janeiro 30, 2009
A Fundarpe (Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco) apresentou o Calendário Cultural de Pernambuco 2009. Triunfo foi contemplado com o “Festival Pernambuco Nação Cultural” que acontecerá durante a Festa dos Estudantes no período de 06 à 11 de julho e também com os ciclos festivos do Carnaval e do Natal.
Segue abaixo a matéria.

FUNDARPE APRESENTA CALENDÁRIO CULTURAL DE PERNAMBUCO 2009.
Festivais e pólos de animação em todo o Estado são algumas das ações para o próximo ano. O investimento, de mais de R$ 12 milhões, vai gerar mais de 15 mil empregos (Por Guilherme Almeida)

Dois mil e nove ficará marcado como o ano em que a cultura pernambucana se consolida nas 12 Regiões de Desenvolvimento. Pela primeira vez, o Governo do Estado, através da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), elaborou e sistematizou uma série de atividades culturais, utilizando cidades como pólos de animação, para propiciar à população uma agenda constante de eventos, atividades na área de formação, além de debates e celebrações.

FESTIVAIS – Este ano, o Festival Pernambuco Nação Cultural inaugura a participação de todas as 12 RDs na maior festividade cultural da América Latina. A partir de março, 14 municípios serão palco de espetáculos cênicos, apresentações de grupos musicais, recitais de poesia, palestras, mostras de cinema, exposições de artes plásticas e oficinas, garantindo a fruição dos bens culturais nas regiões. O formato também inclui apresentações da aula-espetáculo ministrada por Ariano Suassuna e o repentista Oliveira de Panelas – O Castelo, a Cadência e a Cantoria – e ações de educação patrimonial.
Ao todo, serão 89 dias de atividades e, para que isso ocorra, o Governo de Pernambuco prevê investir mais de R$ 12 milhões. Com o incentivo, além de proporcionar uma maior circulação dos bens culturais nas cidades do interior e na Região Metropolitana do Recife, o Festival vai gerar emprego e renda. A estimativa para o próximo ano é que sejam criados mais de 15 mil postos diretos de trabalho – entre artistas, profissionais e técnicos envolvidos –, além de possibilitar um aumento de 60% na movimentação econômica dos municípios.
O primeiro município a receber o Festival Pernambuco Nação Cultural será o de Goiana, na Mata Norte, entre os dias 26 e 31 de março, quando se comemora a celebração da primeira assembléia indígena do Brasil. Em seguida, acontecem as festas em Petrolina (celebração do Samba de Véio e São Gonçalo – 13 a 18 de abril); São José do Belmonte, (celebração da Cavalgada da Pedra do Reino – 25 a 31 de maio); Triunfo, (celebração da Festa do Estudante – 6 a 11 de julho); Garanhuns (celebração do Festival de Inverno – 16 a 25 de julho); Pesqueira (celebração da Festa da Renascença – 3 a 8 de agosto); Taquaritinga do Norte, (celebração da Festa das Dálias – 10 a 15 de agosto); Gravatá (celebração da Festa da Estação – 17 a 22 de agosto); Arcoverde (celebração do coco e do reisado – 24 a 29 de agosto); Floresta (celebração do artesanato e das etninas – 7 a 12 de setembro); Cabo de Santo Agostinho (celebração de todas as linguagens – 12 a 17 de setembro), e Igarassu (celebração de todas as linguagens – 22 a 27 de setembro); Palmares (celebração da literatura e da poesia – 23 a 28 de novembro); e Exu (celebração do aniversário de Luiz Gonzaga – 8 a 13 de dezembro).

CICLOS FESTIVOS– Durante os quatro ciclos festivos pernambucanos (carnavalesco, das paixões, junino e natalino), a população pernambucana vai contar com uma programação extensa. Uma das novidades é a instalação de um pólo de animação no Memorial Arcoverde, localizado no limite entre o Recife e Olinda. “Além de ser um local de conexão e integração das duas cidades, é um equipamento que pertence ao Estado e faz parte do território turístico-cultural Recife/Olinda”, justificou a presidente da Fundarpe, Luciana Azevedo. A programação do espaço acontecerá durante o Carnaval, São João e Natal.
Durante período carnavalesco, além do pólo Recife/Olinda, haverá pólos nos municípios de Paudalho, Nazaré da Mata, Vitória de Santo Antão, Bezerros, Pesqueira, Belém de São Francisco, Petrolina, Salgueiro e Triunfo. Já na época junina, a Fundarpe vai montar pólos nos municípios de Condado, Catende, Limoeiro, Caruaru, Bom Conselho, Arcoverde, Serra Talhada, Parnamirim, Tacaratu, Cabrobó e Ouricuri, Recife e Olinda. No Natal, também haverá pólos no Recife e em Olinda, em Aliança, em Caruaru e em Triunfo.
A encenação da flagelação, morte e ressurreição de Jesus Cristo, uma tradição em todo o estado de Pernambuco, também receberá atenção especial. Para manter vivo esse tipo de manifestação, a Fundarpe vai garantir o apoio a espetáculos cênicos nas quatro macro-regiões: no Recife, representando a RMR; em Paudalho, na Zona da Mata; em Brejo da Madre de Deus, no Agreste; e em Tabira, no Sertão.
Luciana Azevedo ressaltou que o Calendário Cultural de Pernambuco 2009 é um complemento ao calendário de eventos da produção independente. “A programação do Governo vem a ser somada aos eventos já consolidados da produção independente, como festivais e mostras, além das centenas de festividades culturais e religiosas encontradas do cais ao Sertão”, informou.

CALENDÁRIO – FESTIVAL PERNAMBUCO NAÇÃO CULTURAL

MATA NORTE
GOIANA – 26 a 31 DE MARÇO DE 2009
Celebração da Primeira Assembléia Indígena do Brasil, realizada em 1640

SERTÃO DO SÃO FRANCISCO
PETROLINA – 13 A 18 DE ABRIL DE 2009
Celebração do Samba de Véio e São Gonçalo

SERTÃO CENTRAL
SÃO JOSÉ DO BELMONTE – 25 A 31 DE MAIO DE 2009
Celebração da Cavalgada da Pedra do Reino

SERTÃO DO PAJEÚ
TRIUNFO – 06 A 11 DE JULHO
Celebração da Festa do Estudante

AGRESTE MERIDIONAL
GARANHUNS – 16 A 25 DE JULHO DE 2009
Celebração do Festival de Inverno de Garanhuns

AGRESTE CENTRAL
PESQUEIRA – 03 A 08 DE AGOSTO DE 2009
Celebração da Festa da Renascença

AGRESTE SETENTRIONAL
TAQUARITINGA DO NORTE – 10 A 15 DE AGOSTO DE 2009
Celebração da Festa das Dálias

AGRESTE CENTRAL
GRAVATÁ – 17 A 22 DE AGOSTO DE 2009
Celebração da Festa da Estação

SERTÃO DO MOXOTÓ
ARCOVERDE – 24 A 29 DE AGOSTO DE 2009
Celebração do Coco e do Reisado

SERTÃO DE ITAPARICA
FLORESTA – 07 A 12 SETEMBRO DE 2009
Celebração do Artesanato e das Etnias

REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE – NORTE
IGARASSU – 22 A 27 DE SETEMBRO DE 2009
Celebração de todas as linguagens e áreas

REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE – SUL
CABO DE SANTO AGOSTINHO – 12 A 17 DE OUTUBRO
Celebração de todas as linguagens e áreas

MATA SUL
PALMARES – 23 A 28 DE NOVEMBRO DE 2009
Celebração da Literatura e da Poesia

SERTÃO DO ARARIPE
EXU – 08 A 13 DE DEZEMBRO DE 2009
Celebração da festa do aniversário de Luiz Gonzaga

CALENDÁRIO DOS CICLOS CULTURAIS

>>CICLO CARNAVALESCO

REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE
RECIFE/OLINDA (MEMORIAL ARCOVERDE)

MATA NORTE
PAUDALHO
NAZARÉ DA MATA

MATA SUL
VITÓRIA DE SANTO ANTÃO

AGRESTE CENTRAL
BEZERROS
PESQUEIRA

SERTÃO DE ITAPARICA
BELEM DE SÃO FRANCISCO

SERTÃO SÃO FRANCISCO
PETROLINA

SERTÃO CENTRAL
SALGUEIRO

SERTÃO DO PAJEÚ
TRIUNFO

>>CICLO DAS PAIXÕES

REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE
RECIFE

ZONA DA MATA
PAUDALHO

AGRESTE
BREJO DA MADRE DE DEUS

SERTÃO
TABIRA

>>CICLO JUNINO

REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE
RECIFE/OLINDA (MEMORIAL ARCOVERDE)

MATA NORTE
CONDADO

MATA SUL
CATENDE

AGRESTE SETENTRIONAL
LIMOEIRO

AGRESTE CENTRAL
CARUARU

AGRESTE MERIDIONAL
BOM CONSELHO

SERTÃO DO MOXOTÓ
ARCOVERDE

SERTÃO DO PAJEÚ
SERRA TALHADA

SERTÃO CENTRAL
PARNAMIRIM

SERTÃO DE ITAPARICA
TACARATU

SERTÃO DE SÃO FRANCISCO
CABROBÓ

SERTÃO DO ARARIPE
OURICURI

>>CICLO NATALINO

REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE
RECIFE/OLINDA (MEMORIAL ARCOVERDE)

ZONA DA MATA
ALIANÇA

AGRESTE
CARUARU

SERTÃO
TRIUNFO

Fonte:www.fundarpe.pe.gov.br/fundarpe-apresenta-calendario-cultural-de-pernambuco-2009

Anúncios
5 Comentários leave one →
  1. fevereiro 27, 2009 6:04 pm

    BOM DIA!!!!!!!!!GOSTARIA DE SABER SE A PROGRAMAÇÃO DE SHOWS JÁ FORAM DEFINIDAS PARA TRIUNFO E GARANHUS, POIS VOU COM UMA TURMA MUITO GRANDE PARA ESSES DOIS LOCAIS, E A PROGRAMAÇÃO ANTECIPADA É DE EXTREMA IMPORTANCIA…UM ABRAÇO, ROSEMARY CAHU(81) 8638-5978

  2. fevereiro 28, 2009 12:20 am

    Cara amiga, Rosemary,ainda não há programação definida.Agradecemos por visitar o nosso Blog.

  3. maio 6, 2009 1:24 am

    Boa noite!!eu gostaria de saber qual a progamação do são joão de Condado,pois vou com minha turma e não perco um dia.Quando vai estar disponível? Um abraço,Dany…..

  4. junho 29, 2009 4:20 pm

    olá, gostaria de saber a programação do festival dos estudantes em Triunfo. Agradeço antecipadamente.Suzany Maria81-88202753

  5. junho 30, 2009 11:15 pm

    Amiga, Suzany.Ainda não temos nenhuma informação sobre a grade de programação da Festa dos Estudantes.Sabemos apenas que a Fundarpe deverá realizar um fórum aqui em Triunfo para debater o assunto.Assim que formem sugindo mais informações estaremos publicando aqui no BTB.Muito obrigado por interagir com o nosso blog.Continue visitando este espaço.Um forte abraço de todos que fazem o BOOM, TRIUNFO, BOOM!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: